quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Abertas inscrições para Técnico em Agropecuária em Colinas-TO

O Município de Colinas do Tocantins/TO, torna público, a abertura das inscrições no processo seletivo para ingresso de alunos no curso Técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio, ofertado na forma da Pedagogia da Alternância no I semestre de 2011.

O Curso Técnico em Agropecuária, com carga horária de 4.806 horas, distribuídas em seis (6) semestres, oferecido em

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

IFTO realiza convênio para oferta de estágio obrigatório

Está concluindo o curso e precisa fazer o estágio obrigatório? O reitor do IFTO, Nairton do Nascimento, assinou convênio com a Administração das Hidrovias do Tocantins e Araguaia (Ahitar), que irá selecionar estudantes para realizar estágio curricular na empresa.
A cooperação técnica visa complementar o processo de ensino-aprendizagem por meio do aperfeiçoamento técnico, científico e de relacionamento em ambiente de trabalho e é uma oportunidade de colocar em prática os

Governo quer aumentar investimentos na produção de abacaxi


 
Foto: Marcio Di Pietro
Apostando na vocação do Tocantins para a fruticultura, o governo do Estado quer aumentar os investimentos na produção do abacaxi, fruta que ganhou o mercado nacional e internacional pela qualidade do produto, propiciada pelas condições climáticas da região.

Nesta segunda-feira, 21, o secretário estadual da agricultura, Jaime Café; o presidente do Ruraltins, Olímpio Mascarenhas; e representantes da Adapec e do Ministério da Agricultura ouviram do pesquisador da Embrapa Bahia, Aristóteles Pires de Matos, as vantagens e os resultados do Programa Integrado de Fruticultura no Abacaxi (PIF). A técnica já vem sendo aplicada no Tocantins desde 2005, utilizando práticas de plantio que proporcionam melhor qualidade do produto, além de queda de mais de 20% no custo de produção, maior produtividade e redução de danos ao meio ambiente.

Agrotóxicos falsificados foram encontrados no Tocantins

As embalagens de agrotóxicos encontradas às margens da rodovia TO – 020, que liga Palmas a Aparecida do Rio Negro, no dia 04 de janeiro deste ano, são pirateadas. A confirmação é da empresa Sygenta, detentora da marca original. Neste caso, a Adapec- Agência de Defesa Agropecuária- vai enviar um parecer técnico a Policia Federal, Ministério Público e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento- para que seja investigada a irregularidade e tomadas às devidas providências.
 

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Adapec auxilia pesquisa sobre soja louca II


Técnicos da Adapec- Agência de Defesa Agropecuária- iniciam nesta segunda-feira, 21, a aplicação de um questionário in loco sobre a ocorrência da anomalia denominada Soja Louca II, nas propriedades rurais produtoras da cultura. O objetivo é colaborar com a pesquisa que está sendo conduzida pela Embrapa-Soja- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, para investigar se o problema é causado pelo manejo ou por outras alterações. Os trabalhos vão iniciar pelos municípios de Guaraí, Campos Lindos e Pedro Afonso, onde já foi notificada a anomalia.

Empresários argentinos querem investir em esmagadora de soja no Tocantins


Foto: Elmiro de Deus
O Tocantins continua despertando interesse de empresários para investimentos em diversos segmentos do agronegócio. Nesta quarta-feira, 9, o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café e o subsecretário de Produção de Energia Limpa, Aliton Parente de Araújo, receberam, no gabinete da Seagro, consultores da empresa Brasil Vison, representantes de um grupo empresarial da Argentina.
Inicialmente, os empresários argentinos, pretendem instalar no Tocantins uma esmagadora para processar a soja tocantinense. Segundo o consultor da Brasil Vision, Willian Molina Viegas, o empreendimento terá capacidade de processar 3 mil toneladas de soja por dia, com uma produção mensal de 90 mil toneladas. A expectativa é iniciar a construção ainda neste primeiro semestre de 2011.
O grupo pretende ainda, ao longo dos anos, investir em