terça-feira, 22 de novembro de 2011

Seagro realiza o primeiro Dia Técnico do Abacaxi no município de Pau D’Arco

A produção de abacaxi no estado do Tocantins abrange grandes produtores com mais de um milhão de mudas plantadas bem como pequenos produtores, com menos de cem mil. Para levar informação e capacitação técnica aos pequenos produtores do município de Pau D’Arco, a Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário realiza, nesta quarta-feira (24), o 1° Dia Técnico do Abacaxi.

O encontro contará com a participação do Ruraltins e da SFA - Superintendência Federal da Agricultura e agentes financeiros. A programação terá início com uma visita a campo, nas áreas de plantio na região, e a partir das 14 horas, continua na Câmara Municipal com as palestras sobre o cultivo, a produção integrada, o papel da extensão na produção de abacaxi no Estado, e ainda sobre as linhas de créditos disponíveis para os produtores.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Vegetal, o engenheiro agrônomo José Américo Vasconcelos a região de Pau D’Arco possui um plantio expressivo da fruta no Estado. “São mais de 10 milhões de pés em uma área de aproximadamente 400 hectares, e cerca de 40 produtores da agricultura familiar. Vamos apresentar novas técnicas e informações sobre todo o ciclo produtivo do abacaxi”, adiantou.
Segundo Vasconcelos, as técnicas repassadas aos produtores vão desde a escolha da área de plantio, mudas, preparo do solo, plantio, irrigação, tratos culturais, uso de defensivos, adubação e colheita. “Ao levar conhecimento técnico, temos como objetivo incentivar os produtores a investir mais em qualidade, para assim melhorar sua renda”, pontuou o Coordenador, acrescentando que devido ao aumento da produção e das exigências quanto à qualidade por parte do consumidor e até mesmo das