terça-feira, 27 de julho de 2010

APRENDA COMO SE FAZ BIOFERTILIZANTES

Como o nome já diz, é um fertilizante vivo, cheio de microorganismos. Podemos fazer biofertilizantes somente com esterco e água ou ainda com qualquer tipo de material verde fermentado na água. Podemos enriquecer com alguns minerais com calcário e/ou cinzas.

Os biofertilizantes são líquidos e podem ser usados no solo ou em tratamentos foliares. Este último é aplicado na planta com pulverizador. O importante é que se utilize material existente em abundância e a baixo custo. Como base se usa esterco fresco de gado, soro de leite e/ou leite, garapa de cana, melaço ou açúcar, águapés, ervas daninhas do campo e roçada de pastos, resto de frutas e verduras.



O biofertilizante alimenta mas não é só isso. Uma das importantes qualidades e descobertas é que ele protege a planta agindo como defensivo. Isto porque ajuda a planta a se proteger, o que é bem diferente da ação dos agrotóxicos. Esta “defesa” pode ser ocasionada por diversos fatores:

A) Se a planta é bem nutrida, tem mais resistência e consequentemente, terá condições de se defender de algum ataque de insetos, fungos, bactérias, etc.

Como o biofertilizante é um produto vivo, os microorganismos podem entrar em luta com o que está atacando a planta e repelir e destruir ou paralisar a ação desses elementos.

Existem dezenas, talvez centenas de misturas para se fazer biofertilizantes. Fazendo, cada um vai descobrir a mistura e a concentração dá mais resultado.

Exemplo de biofertilizante

Ingredientes:

. 3 litros de esterco

. 7 litros de água

. 0,5 litro de garapa ou 2 kg de açúcar

. 0,5 litros de leite ou soro

. 0,300 g de cinzas

. restos de pasto picados

. restos de verdura picados

. restos de frutas picadas

bem miúdos, aí vc vai no olho mesmo, não colocar muito, pois esse material picado vai justamente fazer a liberação lenta dos nutris existentes nele
Modo de fazer:

Colocar todos os ingredientes em recipiente plástico (tambor), e deixar fermentar. Pode ser usado a partir do 4º dia. Para aplicar como adubo diluir em 2/3 de água e regar os pés das plantas. Para pulverizar nas folhas usar uma concentração de 3 a 5% ( 30 ou 50 ml para cada litro).

Outra receita:

BIOFERTILIZANTE COM FÓSFORO E POTÁSSIO - aplicação foliar
Ingredientes: Esterco fresco de bovinos: 5 kg ; Farinha de ossos: 1,5 kg (fornece fósforo); Cinzas de madeira: 500g (fornece potássio); Melaço de cana: 400g Água: 10 - 12 litros (para tambor de 20 litros).
Preparo: Colocar a água no tambor e em seguida os demais ingredientes, mexendo bem. Tampar hermeticamente, colocando a mangueira para escape dos gases. Deixar fermentar por 30 a 40 dias.
Aplicação: Pulverização, com 100 a 200ml do biofertilizante coado por 10 litros de água.

Uma dica prá fazer um teste, deixar sempre um pedaço de testemunha para observar o resultado.

Boa sorte e boas colheitas

Nenhum comentário: