quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Batatas super produtivas novidade para aumentar a produção.

Os produtores de batata terão duas novas opções de variedades em 2011. Os genótipos IAC 6090, também chamado Ibituaçu, e IAC 2.5, conhecido como Vitória, foram desenvolvidos pelo Instituto Agronômico de Campinas e estão em fase de registro no Ministério da Agricultura (MAPA). O primeiro
tem alto teor de matéria seca, elevado potencial produtivo e é indicado especificamente para o processamento industrial. O outro, além de super produtivo, é tolerante às principais viroses de batata, moderadamente resistente à seca e indicado para o consumo de mesa. Ambos apresentam resistência às principais doenças da cultura.
O cruzamento do IAC Ibituaçu foi feito em 1972, mas o clone só foi multiplicado a partir de 1980. Já o cruzamento do IAC 2.5 foi feito em 2000, com o uso dos genótipos IAC Ibituaçu e IAC Itararé. De acordo com o pesquisador Valdir Josué Ramos, chefe da unidade de desenvolvimento e pesquisa de Itararé da APTA, as duas cultivares apresentaram ótimos resultados nas avaliações de campo, concluídas recentemente.
A IAC Ibituaçu foi avaliada em três regiões do Estado de São Paulo: a região centro norte, em São Manoel, a região nordeste, em Mococa, e a região sudoeste, em Itararé, Capão Bonito e São Miguel Arcanjo. O genótipo foi avaliado com as testemunhas IAC Aracy e IAC Asterix e seus resultados de produtividade foram bem superiores. Já com a IAC 2.5, a avaliação foi feita em relação às variedades IAC Ágata e IAC Aracy. A nova variedade se mostrou 40% mais produtiva que a Ágata e 30% mais produtiva que a Aracy. Em Mococa, durante o plantio de inverno, produziu 52 toneladas por hectare, enquanto a Aracy produziu 39 — comemora o pesquisador.
Os materiais já foram colhidos e serão plantados novamente esse ano para a produção de sementes. Para garantir a oferta dessas variedades aos produtores em 2011, os pesquisadores do Instituto Agronômico pretendem travar parcerias com outras entidades para multiplicar batatas sementes.
Características dos genótipos
O clone IAC 6090, batizado informalmente de IAC Ibituaçu, apresenta excelentes qualidades culinárias para processamento industrial, sendo indicado especificamente para a produção de batatas chips. A variedade apresenta alto teor de matéria seca, elevado potencial produtivo e produz bem em ambientes de alta umidade e temperaturas amenas. Tem resistência às principais doenças de folhagem, que são a requeima e a pinta preta da batata.
A variedade IAC 2.5, também conhecida como APTA 2.5 ou IAC Vitória, não tem tanto teor de matéria seca quanto a Ibituaçu, mas é super produtiva e também apresenta resistência às doenças de folhagem. Além disso, é tolerante às principais viroses de batata e moderadamente resistente à seca. Essa cultivar é indicada para consumo de mesa.

Nenhum comentário: