segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O administrador rural

O Agronegócio é a maior indústria do Brasil e o administrador é o único profissional capaz de apresentar um diagnóstico gerencial dos agentes sociais e econômicos que compõem a sua cadeia produtiva. Todas as pessoas que dirigem uma ou mais explorações agrícolas, são consideradas como administradores, no entanto, nem todas são bons administradores, por falta de conhecimento

necessário à ciência administrativa (OLIVEIRA, 1969).

O administrador tem que despertar em todos os colaboradores o sentimento que só há um crescimento individual com o crescimento da organização. Algumas empresas rurais que são administradas por
profissionais observaram que com a oferta de participação nos lucros da empresa, viu-se um melhor aproveitamento de recursos produtivos, pois quanto mais o colaborador produzir mais lucro a empresa terá e com isso ele também ganhara. (SILVA, 2008).

Todo administrador de uma empresa rural deve estar a par dos processos da agricultura, da zootecnia e das indústrias rurais (OLIVEIRA, 1969), por isso devem procurar se munir de bons livros atualizados, revistas técnicas, boletins especializados em assuntos rurais, etc.  O principal papel do administrador rural é planejar, controlar, decidir e avaliar resultado, visando à maximização dos lucros, à permanente motivação e ao bem estar de seus empregados (CALLADO, 2008).

Na administração rural é fundamental que o administrador trabalhe sempre pensando no mercado futuro, produzindo o necessário para atender a demanda do mercado interno e externo, e demonstrar que as empresas rurais dependem de outros elementos da cadeia produtiva, apresentando soluções para os problemas que venha ocorre no futuro. (SILVA, 2008)
Os administradores do futuro devem zelar pela tão nobre profissão, construindo seus projetos com ousadia, sem esquecer a humildade e o espírito de liderança, pois só assim conquistaram o sucesso profissional almejado (SILVA, 2008).

Autora: NATÁLIA FERREIRA BARBOSA (Portal Administradores.com.br)


REFERÊNCIAS
:

CALLADO, Antonio André cunha. Agronegócio. São Paulo Atlas, 2008.

OLIVEIRA, Cantalicio de Preto de. Economia da Administração Rural. Porto Alegre: Editora Sulina, 1969

SILVA, Adriano Aparecido da. A Importância do Administrador para o Desenvolvimento do Agronegócio Brasileiro. Disponível em: . Acesso em fevereiro de 2009.

Nenhum comentário: