terça-feira, 3 de agosto de 2010

A integração lavoura-pecuária-floresta no Tocantins

Estabelecer uma agenda de ações estratégicas para disseminar a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) no estado do Tocantins foi o principal objetivo da reunião realizada em Palmas, no dia 30 de julho. “Acreditamos que as estratégias desenhadas nessa reunião contribuirão de maneira efetiva para a recuperação das áreas degradadas no estado e para apoiar o Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, avalia Carlos Magno Campos da Rocha, Chefe Geral da Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas.

Como resultado da reunião em Palmas, definiu-se pelo estabelecimento de dois grupos estratégico e técnico. O grupo estratégico ficará encarregado de promover parcerias com instituições estratégicas atuantes no estado para, em conjunto, deflagrarem as ações estratégicas visando a disseminação da
ILPF, enquanto o grupo técnico ficará encarregado da realização de um diagnóstico da ILPF no estado do Tocantins e de operacionalizar as estratégias definidas. A proposta é que, além da atuação técnica, a iniciativa subsidie políticas públicas que incentivem a produção agropecuária sustentável.

A reunião acontece num momento em que a ILPF tem sido destacada como uma importante alternativa para a produção sustentável, contando com um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional  que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Além disso, o programa de Agricultura de Baixo Carbono pretende estimular a adoção de práticas sustentáveis no campo, por meio da recuperação de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas e outras iniciativas, disponibilizando R$ 2 bilhões para financiar práticas adequadas, tecnologias adaptadas e sistemas produtivos eficientes que contribuam para a mitigação da emissão dos gases de efeito estufa (Plano Agrícola e Pecuário 2010-2011 do Ministério da Agricultura).

Participaram da reunião em Palmas representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado do Tocantins; Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-TO e Embrapa.

Cristina Oliveira (DRT-DF 4869)
Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas
Contato: maria.cristina@embrapa.br

Nenhum comentário: