Do Revista Globo Rural,
Resultados de estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com diferentes cultivares de soja ediversos sistemas de manejo, nas principais regiões produtoras do país, indicam aumento em torno de 4,5% no rendimento da cultura. Os ganhos são alcançados quando a aplicação de inoculantes nas sementes - com raízes debactérias fixadoras de nitrogênio - é realizada todos os anos.
De acordo com uma pesquisa realizada na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), nas últimas dez safrasde soja (2000/2001 a 2009/2010), em áreas de cultivos tradicionais e com população elevada da bactéria (rizóbio), que fixa nitrogênio em soja, mostraram que os ganhos derendimento de grãos com a reinoculação (inoculação a cada safra) foram, em média, de 9,1% em relação às plantas que não haviam sido inoculadas nos mesmos períodos
considerados. O ganho potencial representou um saldo de quase três mil quilos de grãos por hectare, considerando as dez colheitas avaliadas.
De acordo Fábio Martins Mercante, com pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, “o produtor deve usar o inoculante sempre, em todas as safras, mesmo porque é um insumo de baixo custo e o seu uso traz retornos econômicos significativos para o agricultor”.
Fatores nutricionais ou ambientais também devem ser considerados para aumentar os benefícios do uso de inoculantes na cultura da soja. A fixação biológica de nitrogênio pode ser afetada drasticamente, por exemplo, pela deficiência de fósforo. Da mesma maneira, a falta de cálcio pode afetar o desenvolvimento da planta, o estabelecimento da bactéria e a interação planta-rizóbio.
O pesquisador relaciona, ainda, fatores como temperatura elevada do solo (principalmente acima de 36ºC) e estresse hídrico, que afetam desde a sobrevivência da bactéria até as etapas da interação entre a planta e a bactéria (rizóbio). “Nesta situação, manejos do solo mais conservacionistas, como o sistema plantio direto, são de extrema importância, porque contribuem significativamente para a redução da temperatura nas camadas mais superficiais, além de contribuir para manutenção da umidade do solo”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário