quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Três empresas estão impedidas de comercializar aves

O Ministério da Agricultura informou nesta quarta-feira (4), que impediu três empresas de comercializar carnes de ave in natura congeladas e resfriadas. De acordo com o Ministério, os produtos dessas empresas continham água acima do permitido pela legislação.

Foram incluídas na decisão os produtos comercializados por uma unidade da BRF Brasil Foods (Perdigão e Sadia) em Santa Catarina, Rigor Alimentos Ltda, de São Paulo e Copacol – Cooperativa Agroindustrial Consolata, do Paraná.



“Os fiscais do ministério recolheram as amostras no comércio varejista de todo o País, para avaliação da quantidade de água resultante do descongelamento. A Portaria Nº 210/1998 delimita que carcaças e cortes de aves podem ter até 6% de água depois de descongeladas”, diz o Ministério.

Esses estabelecimentos foram submetidos ao Regime Especial de Fiscalização, que determina análise de todo o estoque antes da liberação para o comércio. Este ano, oito empresas já foram incluídas nesse regime. As empresas ficarão sob o regime até que comprovem a correção da irregularidade.

Em nota, a BRF diz que apresentou recurso contestando o resultado da análise. ”BRF entende que as imposições não possuem lastro legal e questiona os critérios técnico-científicos da metodologia adotada para essas avaliações. A companhia ratifica que o regime especial é uma restrição temporária e afeta somente uma de suas plantas. A BRF esclarece ainda que cumpre rigorosamente todas as especificações legais recomendadas pelo MAPA e que adota rígidos padrões de controle de qualidade em todas as suas linhas de produção”, diz a empresa.

Procurada pelo G1, a Rigor Alimentos afirmou que não foi constatada irregularidade em seus produtos. “Nós não sabemos de onde isso pode ter vindo. Não sabemos de onde vieram essas informações. Não há razão de termos algum problema com o produto. Temos relatório da fiscalização, está tudo dentro dos conformes”, disse Carlos Lima, diretor administrativo e financeiro da companhia.

A Copacol informou por meio de comunicado que "a comercialização de carne de frango no Brasil e no exterior está sendo realizada normalmente, sem ter passado por qualquer tipo de interrupção". Segundo o ofício, durante o Regime Especial de Fiscalização realizado pelo Ministério da Agricultura na Copcacol, fiscalizou-se o estoque de produtos acabados e o processo de abate de carne de frango entre os dias 21 de julho e 03 de agosto de 2010, sendo que não foram constatadas irregularidades com relação à quantidade de água resultante do descongelamento dos produtos.

O consumidor que detectar excesso de água na carne de ave congelada pode denunciar a irregularidade na Ouvidoria do Ministério da Agricultura, pelo telefone 0800 7041995.

Nenhum comentário: